Postagens populares

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

O IMPROVÁVEL, O INESPERAD


O IMPROVÁVEL, O INESPERADO...

O improvável, o inesperado. Isso tem um sentido, deve haver um porquê para tudo acontecer. Geralmente ocorre com uma rapidez que não se pode mensurar e tudo muda da maneira absurda.
A vulnerabilidade potencializa o inesperado e conseqüentemente a perplexidade toma conta em forma de desânimo.
Penso que a história nasce a partir da oposição do sujeito a si mesmo ou a sua autoconfiança. Não quero dizer que o previsível não ocorre, mesmo porque o dia a dia nos ajuda a acreditar que ao menos uma parte da vida pode ser prevista, mas inegavelmente o imprevisto ocorre e somos obrigados a reações imediatas que mal temos tempo de pensar.
Embora pareçam assustadores, os imprevistos podem se converter num grande desafio a ser vencido, já que nos impulsionam a uma nova realidade. “Dançar de acordo a musica” é algo que exige muitas vezes aprender a “dançar” e ouvir uma música que não conhecemos ou não gostamos.
Na história do Mundo e do Brasil temos registros de vários casos inesperados, a exemplo o suicídio do Presidente Getulio Vargas, a queda do império Romano, etc.
Em Maiquinique podemos citar como inesperado o assassinato de Prefeito Willian Valadão, a renúncia do prefeito Dernilson Porto, e para muitos,  por que não dizer o resultado das ultimas eleições. Sei que esse último episódio tem sido difícil para os que militaram a campanha do atual Prefeito, não seria diferente comigo. Entretanto, os desafios que estão por vir, também são preocupantes para os que vão ter que vencer os muitos problemas de Maiquinique. Nas redes sociais e nos bate papos de esquina, a facilidade que muitos encontram para resolver ou até mesmo para administrar uma cidade é uma utopia.
Uma coisa é campanha, outra é administração. Muitos adotam um modelo falido de gestão publica. Porém, para administrar sem favorecer os aliados, sem alimentar o desejo de continuar na política (reeleger), sem ter um planejamento anual, sem achar que o dinheiro público é deles; tem que ter coragem. Infelizmente ainda é uma realidade distante do nosso glorioso Brasil.
Penso eu que oportunidades não andam batendo na porta de ninguém e que nada acontece por acaso. A vitória nas eleições de Dona Menininha nasceu de um propósito, resta a ela abraçar essa oportunidade e calar a boca de muitos, mas para isso o velho modelo de gestão pública tem que ser banido, além disso, tem que procurar pessoas competentes para que possam ajudá-la nesse desafio de administrar nossa cidade.  Ah, e o mais importante: ter fé em Deus e acreditar que vai conseguir...   
Perder uma política, como ocorreu comigo e tantos outros nessa eleição, mostrou a todos nós que no mínimo temos que rever os acontecimentos, além de aceitar e reavaliar os  possíveis  erros cometidos.
Alguns dificilmente retornarão ao mundo político, outros devem desisti de vez por vontade própria e poucos devem continuar. Imagino que para alguns de nós “perdedores” o fato de achar que o acontecimento foi imprevisível e improvável, os que ainda amarga esse raciocínio vai ser mais dolorido enfrentar a nova realidade.
Na condição de Gestor em Marketing com especialização em pesquisa política e de mercado, o que me credencia avaliar melhor os acontecimento, confesso que foi previsto por mim que a situação não apresentava como muitos falavam e que a decisão seria a diferença ou não no povoado de Pouso Alegre. Em relação a votação para vereador ela é totalmente diferente de ser avaliada, eu que pontuava na pesquisa entre os três mais colocados acabei ficando em sétimo, o que me garantia mesmo nessa colocação a reeleição, mas as pesquisas não tem como avaliar a sobra de voto de legenda. Na eleição de vereador penso que ocorreu surpresas, mas nada imprevisível ou inesperada, cheguei a acertar seis dos nove eleitos.
Já falei e volto a repetir, tenho posição de neutralidade e observador o que não me impede de torcer para o sucesso de Dona Menininha, mesmo por que, caso as coisas não andem, todos nós moradores vamos sofrer de alguma maneira. Na condição de Cidadão e Político não tenho como ir de contra os anseios e necessidades do povo.
 Que Deus na sua infinita bondade possa abençoar Maiquinique na sua representação frente ao Poder Executivo, Poder Legislativo e a todos nós moradores que vivemos e gostamos da nossa cidade.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário