Postagens populares

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

O IMPROVÁVEL, O INESPERAD


O IMPROVÁVEL, O INESPERADO...

O improvável, o inesperado. Isso tem um sentido, deve haver um porquê para tudo acontecer. Geralmente ocorre com uma rapidez que não se pode mensurar e tudo muda da maneira absurda.
A vulnerabilidade potencializa o inesperado e conseqüentemente a perplexidade toma conta em forma de desânimo.
Penso que a história nasce a partir da oposição do sujeito a si mesmo ou a sua autoconfiança. Não quero dizer que o previsível não ocorre, mesmo porque o dia a dia nos ajuda a acreditar que ao menos uma parte da vida pode ser prevista, mas inegavelmente o imprevisto ocorre e somos obrigados a reações imediatas que mal temos tempo de pensar.
Embora pareçam assustadores, os imprevistos podem se converter num grande desafio a ser vencido, já que nos impulsionam a uma nova realidade. “Dançar de acordo a musica” é algo que exige muitas vezes aprender a “dançar” e ouvir uma música que não conhecemos ou não gostamos.
Na história do Mundo e do Brasil temos registros de vários casos inesperados, a exemplo o suicídio do Presidente Getulio Vargas, a queda do império Romano, etc.
Em Maiquinique podemos citar como inesperado o assassinato de Prefeito Willian Valadão, a renúncia do prefeito Dernilson Porto, e para muitos,  por que não dizer o resultado das ultimas eleições. Sei que esse último episódio tem sido difícil para os que militaram a campanha do atual Prefeito, não seria diferente comigo. Entretanto, os desafios que estão por vir, também são preocupantes para os que vão ter que vencer os muitos problemas de Maiquinique. Nas redes sociais e nos bate papos de esquina, a facilidade que muitos encontram para resolver ou até mesmo para administrar uma cidade é uma utopia.
Uma coisa é campanha, outra é administração. Muitos adotam um modelo falido de gestão publica. Porém, para administrar sem favorecer os aliados, sem alimentar o desejo de continuar na política (reeleger), sem ter um planejamento anual, sem achar que o dinheiro público é deles; tem que ter coragem. Infelizmente ainda é uma realidade distante do nosso glorioso Brasil.
Penso eu que oportunidades não andam batendo na porta de ninguém e que nada acontece por acaso. A vitória nas eleições de Dona Menininha nasceu de um propósito, resta a ela abraçar essa oportunidade e calar a boca de muitos, mas para isso o velho modelo de gestão pública tem que ser banido, além disso, tem que procurar pessoas competentes para que possam ajudá-la nesse desafio de administrar nossa cidade.  Ah, e o mais importante: ter fé em Deus e acreditar que vai conseguir...   
Perder uma política, como ocorreu comigo e tantos outros nessa eleição, mostrou a todos nós que no mínimo temos que rever os acontecimentos, além de aceitar e reavaliar os  possíveis  erros cometidos.
Alguns dificilmente retornarão ao mundo político, outros devem desisti de vez por vontade própria e poucos devem continuar. Imagino que para alguns de nós “perdedores” o fato de achar que o acontecimento foi imprevisível e improvável, os que ainda amarga esse raciocínio vai ser mais dolorido enfrentar a nova realidade.
Na condição de Gestor em Marketing com especialização em pesquisa política e de mercado, o que me credencia avaliar melhor os acontecimento, confesso que foi previsto por mim que a situação não apresentava como muitos falavam e que a decisão seria a diferença ou não no povoado de Pouso Alegre. Em relação a votação para vereador ela é totalmente diferente de ser avaliada, eu que pontuava na pesquisa entre os três mais colocados acabei ficando em sétimo, o que me garantia mesmo nessa colocação a reeleição, mas as pesquisas não tem como avaliar a sobra de voto de legenda. Na eleição de vereador penso que ocorreu surpresas, mas nada imprevisível ou inesperada, cheguei a acertar seis dos nove eleitos.
Já falei e volto a repetir, tenho posição de neutralidade e observador o que não me impede de torcer para o sucesso de Dona Menininha, mesmo por que, caso as coisas não andem, todos nós moradores vamos sofrer de alguma maneira. Na condição de Cidadão e Político não tenho como ir de contra os anseios e necessidades do povo.
 Que Deus na sua infinita bondade possa abençoar Maiquinique na sua representação frente ao Poder Executivo, Poder Legislativo e a todos nós moradores que vivemos e gostamos da nossa cidade.   

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

INQUISIÇÃO


INQUISIÇÃO - Foi um tribunal cristão criado pela igreja católica, aderido pelo estado e posteriormente pelas igrejas protestantes, esse tribunal acusava pessoas por crise de fé, heresia e outras coisa mais.
O acusado era entregue ao estado que punia os acusados confiscando seus bens, perda da liberdade e a mais comum que era queimar as pessoas vivas em fogueiras. A pessoa ou as pessoas que apontava esses possíveis inquisidores recebia como premiação a confirmação da sua fidelidade e fé, o que lhe dava status perante a sociedade e o que é mais grave bastava meia prova, ou seja, qualquer indicação de heresia para que essa pessoa fosse queimada viva.
Inquisição segundo o dicionário Aurélio significa perguntar, averiguar, pesquisar, interrogar, etc. Será que todos fazem isso?
O Tribunal cristão não fazia isso e muitos morreram na fogueira sem nada dever.

Hoje, com fogueiras mais modernas e camuflada muitos pagam sem nada dever, falam, acusam e você é exposto a uma rede , onde pessoas, diferente do passado, nada recebem como premiação, apenas satisfaz sua canalhice, sua destruição alheia, suas frustrações e seus interesses. “Quero mais é ver o circo pegar fogo”  quem concorda com isso não deve ser um palhaço da alegria e sim um palhaço da destruição, da maldição e do mal.

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

O SONHO CORTADO





 O SONHO CORTADO


De repente, num momento
Numa ânsia incontida
Os brotos afloram
E esboçam um movimento
Nascidos da arvore da vida

Pedem caminho, querem andar
Encontram variantes por onde sair
Mesmo sabendo que podem cair
 
Adiante, no atoleiro podem ficar
Mas joga-lhe areia e vão em frente atravessar
Depois, íngremes ladeiras querem subir
Mesmo que lhe cubra a poeira
Ou o topo não possa alcançar...
 
Encontram-se depois ao defrontar
As verdejantes colinas
A floresta e o mar...
 
Mas o tempo é célere e passa
O caminho escurece
E o sonho cortado acontece.
 

  
Nelson José de Oliveira

 2005


terça-feira, 23 de outubro de 2012

VEREADORES ELEITOS, VOTAÇÃO E FOTOS ...


Eliete... Tentou se eleger na eleição passada, sem sucesso, agora conseguiu seu objetivo e com 164 votos se elegeu vereadora da nossa cidade pela primeira vez, militou a campanha de Dona Menininha e será uma das nossas representantes no legislativo a partir do dia 01/01/2013  pelo período de 4 anos, uma das três  mulheres eleita que vai representar a Câmara Municipal, desejo a ela sucesso  nessa nova etapa e desafio político... 
Hernília...Esposa do vice-prefeito eleito Adilson Martins, foi eleita com 168 votos e foi candidata pela primeira vez, acredito que o empenho do esposo foi fundamental para sua eleição. Uma pessoa evangélica e que vai ser uma das representantes femininas na Câmara Municipal, desejo a ela felicidades e coragem para esse novo desafio, apoio a Dona Menininha na eleição, mesmo porque seu esposo é o vice.

Dona Mira...Esposa de Valdete, ela vinha alternando com o esposo candidaturas a vereador(a) .Depois de algumas tentativas foi feliz nessa ultima eleição, sendo a mais bem votada com 350 votos, espero que ela possa fazer seu trabalho com humildade como sempre foi, desejo que ela possa representar bem a Câmara Municipal. Fez parte da coligação que deu apoio ao atual prefeito Jesulino Porto.

Chico Batoré...Foi candidato a vice-prefeito na chapa junto ao ex-prefeito Meira, não sendo eleito, foi candidato a vereador por algumas vezes e mesmo tendo uma boa votação não conseguiu ser eleito, agora finalmente seu objetivo foi alcançado, sendo eleito com 334 votos. Tudo de bom e felicidade nesse desafio que estar por vir. Foi eleito na coligação que deu apoio a candidatura do atual prefeito Jesulino Porto.
Iris...Candidato pela primeira vez, foi eleito com 298 votos, teve na irmã Celenita e no cunhado Carlos Caburé um grande apoio, pecuarista que  tem grande influencia nas festas do vaqueiro, onde sempre deu grande apoio, sempre fez bom tempo nas provas de baliza e de tambor, espero que possa fazer bonito na Câmara Municipal como faz na sua vida de trabalhador, na sua habilidade de vaqueiro e no incentivo a Festa do Vaqueiro. Fez parte parte da coligação que deu sustentação e apoio ao atual prefeito.
Valdelício...Cariosamente chamado por muitos como Lício, como suplente a vereador assumiu a Câmera uma vez, foi candidato outras vezes e sempre com boa votação, apesar de não ser eleito, agora conseguiu para surpresa de alguns, eu sabia das condições e do crescimento do professor Licío, foi secretario de educação e com seus 218 votos vai sentar na cadeira da Câmara Municipal como titular, tenha escolhas inteligentes no seu trabalho na Câmara, esse é meu desejo e confiança. Fez parte da coligação e apoio ao atual prefeito Jesulino na tentativa de reeleição.
Maicon de Celi... Filho do ainda vereador Celi Ferraz, tem no Utinga sua base eleitoral, foi candidato pela primeira vez e é o mais jovem dos candidatos eleitos com 345 votos, valeu garoto, parabéns e vai a luta. Deu apoio a candidatura do atual prefeito Jesulino Porto

Carlito Barbosa...Atual Presidente da Câmara e o único vereador de base do atual prefeito que foi eleito, com seus 215 votos foi reeleito para seu terceiro mandato. Foi da coligação que deu apoio a candidatura do atual prefeito Jesulino Porto, é isso ai companheiro, faça seu trabalho.
Juliano Silveira... Cariosamente chamado por Juca, foi reeleito com 240 votos para seu segundo mandato, vereador para muitos polemico e combateu o atual prefeito, questionando sempre o nepotismo (parentes empregados) licitações, etc. Todos esperam que ele tenha o mesmo comportamento agora, aja visto que ele a partir de 01/01/2013 vai está na sustentação de apoio a candidata eleita Dona Menininha. Sucesso.  



segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Material de campanha da candidata eleita e compromissos assumidos

















Plano de governo e prometimentos a serem realizados pela prefeita eleita, além desse material distribuído (foto acima)  tem os compromissos assumidos no palanque e falado ao povo no dia a dia da campanha. O povo de Pouso Alegre deixou registrado os compromisso feito no povoado, vamos aguardar e da tempo ao tempo para realização ou não dos muitos compromissos feita durante a campanha...

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Maria Aparecida Lacerda Campos- MENININHA
PREFEITA
A partir do dia primeiro de janeiro de 2013 Maiquinique terá como chefe do poder executivo a senhora Maria Aparecida Lacerda Campos, mais conhecida por Menininha. A futura prefeita conseguiu um feito extraordinário, ganhar as eleições do atual prefeito Jesulino Porto. Eu, mesmo contrario politicamente não posso deixar de valorizar a façanha conseguida por ela, vez que, o prefeito tinha uma estrutura de campanha superior, além de contar com o apoio de três ex-prefeitos e sete dos atuais vereadores, além disso Dona Menininha entra para historia da nossa cidade como a primeira mulher a governar Maiquinique.
O desafio da futura prefeita não é fácil como muitos acreditam, nossa cidade tem uma arrecadação pequena e tem um crescimento urbano muito grande, muitos migraram da zona rural para a cidade, fato fácil de comprovação, aja visto o esvaziamento de pessoas na zona rural e o numero de casas construídas nos últimos anos na cidade. Além dos problemas citados, ela terá que enfrentar as muitas dificuldades do dia a dia na administração de um município.
Mesmo contrario politicamente não posso desejar que ela não tenha sucesso nessa árdua tarefa, pelo contrario, penso que se ele conseguir um bom governo, todos nós ganharemos, eu e todos que perderam a política gostamos de nossa cidade e temos nossos afazeres aqui e não podemos e nem devemos desejar fracasso só pelo fato de não termos ganho as eleições.
Adilson Martins Marques
VICE-PREFEITO
ADELSOM, mais conhecido por Adilson, tem uma longa trajetória política, vereador por quatro vezes, candidato a Prefeito, perdendo para o atual prefeito Jesulino Porto e agora vice prefeito na chapa com Dona Menininha. Adilson Martins teve grande participação na vitória da futura prefeita, pois tinha partido organizado e com candidatos a vereadores, o que serviu de base para candidatura da prefeita eleita. Além disso elegeu sua esposa Dona Hernília ao cargo de vereadora.
Minha posição no momento é de neutralidade e observador, pois o tempo é célere  e as respostas virão a partir do dia 01 de janeiro de 2013, onde todos nós podemos avaliar de maneira positiva ou negativa  a administração de Maria Aparecida Lacerda Campos (Menininha)

quinta-feira, 18 de outubro de 2012


Políticos e Eleitores

O político no Brasil perdeu a credibilidade diante dos escândalos que envolveram muitos, penso que ainda temos bons políticos, apenas quando você faz parte de um determinado grupo, acaba sobrando também para aqueles de comportamento bom e honesto. Nos lugares pequenos a coisa funciona da mesma maneira, temos bons políticos e políticos com comportamento no mínimo duvidosos.
 E os eleitores? Votam no mais qualificado ou muitos buscam seus interesses...
 Antes da eleição, confidenciei a alguns amigos que essa política estava totalmente estranha, onde salvo os eleitores fieis aos candidatos, o restante você não sabia em quem votava, e muito eram os interesses e pedidos, além disso alguns políticos eleitos, não todos, de alguma maneira satisfez a vontade e ganância desse tipo de eleitor que foi agraciado na sua vontade de “comer” alguma coisa.
A política passou, ganharam os escolhidos pelo povo, mas confesso que fiquei surpreso diante do gasto de alguns candidatos nos dias que antecederam a eleição, muitos candidatos a vereadores gastaram muito, fato esse que pode ser comprovado pela voz do povo que ainda comenta política em vários setores da cidade     e eleitores confesso falam abertamente que receberam dinheiro de fulano para votar, tem uns que receberam e nem votaram, grande era a oferta na compra do voto.
Claro que estou falando de parte do eleitorado, temos eleitores consciente e que não vendem seu voto para ninguém.
Parabéns a todos os que votaram consciente e aqueles que venderam seu voto nada podem cobrar dos políticos, seu voto já valeu 100 reais, hoje você não vale mais nada.
Nunca na historia desse município ocorreu tal fato. 

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

DIA DO PROFESSOR

Hoje dia 15 de outubro, comemora-se hoje o dia do professor. Ser um professor não é uma profissão, é uma missão, esses missionários da educação  desenvolvem habilidades que  o ajudará a lidar com crianças   e adolescentes, função das mais árdua, Ser professor é ser terapeuta, ser pai e mãe muitas vezes, ser até mesmo babá, além da baixa remuneração que recebem para educar, são verdadeiros heróis.
Relembro saudosamente da pioneira professora Isabel, da professora Helena, Didi, Lica, Zélia, Neuza,da saudosa professora Laura Rocha e Dona Hilda, do professor Claudiomiro e tantos outro educadores de relevante contribuição para a educação de Maiquinique. Deixo aqui o meu abraço a todos os professores da nossa cidade. Feliz Dia...

domingo, 14 de outubro de 2012

PARABÉNS A TODOS...

Quando coloco que perder faz parte da vida e que o ruim é para quem você perde, quero deixar bem claro que estou referindo ao trabalho politico, mesmo porque somos todos iguais perante Deus e com os mesmos direitos, apenas acredito que faço um trabalho politico e social diferenciado de alguns que foram eleitos, No mais quero desejar sorte aos vereadores eleitos e ao mesmo tempo me colocar a disposição caso necessite da minha experiência como legislador, a exemplo o vereador eleito Iris, que caso necessite de alguma orientação me procuraria e de já me coloquei a sua disposição.Parabéns a todos.

sexta-feira, 12 de outubro de 2012



PESQUISAS ERRARAM?

As pesquisas erraram? creio eu que não. 
Inicialmente o atual prefeito apresentava 38% na frente de qualquer candidato, o ex-prefeito Meira era até então o segundo colocado com um percentual menor, eu apresentava com 4% e a futura prefeita com um pouco a mais que eu, em torno de 5%,  alguns pré-candidato a prefeito como o futuro vice-prefeito Adelson Martins (Adilson) apresentava menos que 3%. 
Claro que to falando de um resultado de pesquisa onde a realidade era outra, mesmo porque a vice-prefeita não tinha nem mesmo a intenção de ser candidata, o foco dela era garantir a sua vice candidatura com o atual prefeito Jesulino... até ai tudo bem, o atual prefeito tinha uma indicação folgada de reeleição.
 Com a escolha do ex prefeito Meira para ser o seu vice o quadro criou rumo totalmente diferente, muitos adeptos e correligionário do ex -prefeito não aceitetaram que ele fosse o vice, da mesma maneira pessoas ligadas ao atual prefeito não concordaram com esse "casamento".
 Apesar da queda nas pesquisas e o lançamento oficial da vice-prefeita como candidata os rumos foram outros, mesmo assim as pesquisas mostravam inicialmente entre 18 a 22% de vantagem do atual prefeito, vantagem essa que veio a cair nos últimos dias da eleição, onde mesmo assim o prefeito apresentava +ou- 8% de vantagem, até ai penso que os pesquisadores não estavam errados, apenas faziam um calculo em cima dos eleitores votantes em  Maiquinique e região,o que foi bem menor que o esperado, dando uma vantagem a candidata de empate técnico na reta final, aproveito o comentário de um anônimo de Pouso Alegre para definir melhor o que estou falando.

 " Muitos acreditaram que Pouso Alegre teria uma votação expressiva a  favor do atual prefeito, e realmente teve! O que muitos não entendem é que dos 535 votos de Pouso Alegre, mais de 25% são de pessoas que não moram mais em Pouso Alegre e regiões circunvizinhas, enquanto mais de 15% dos moradores daqui votam na cidade de Maiquinique".
Portanto o povo de Pouso Alegre honrou sim com a palavra!
Concordo planamente com o comentaria, o que mostra que as pesquisas não erraram, apenas foi passado um numero de eleitores maior... o que provavelmente aumenta em muito a margem de erro das pesquisas.
Enquanto a mim, onde as pesquisas mostravam eu entre os 3 melhores colocados, fato esse comprovado em pesquisa feita por mim, pelo atual prefeito e até mesma pelo grupo ligado a Dona Menininha, tiveram  margem de erro considerável normal as pesquisas, candidatos com um percentual de voto em torno de 50 votos não aprecem em pesquisas e quando aparecem o percentual é muito baixo, o que realmente aconteceu foi que esses candidatos de 50  votos tiveram mais votos do que o previsto, determinando a baixa dos candidatos com melhor percentual de  elegerem, ocorrendo a perca de muitos, exclusive a minha. mesmo poque a legenda caiu em numero de eleitos.
 Alem disso TIVE MINHA CASA INVADIDA POR POLICIAIS, JUÍZA E OFICIAL DE JUSTIÇA as 9.30 da manhã de domingo das eleições, tomando resto de material insignificante( poucos santinhos) naquele momento, e  na oportunidade apenas batia um papo com amigos, mesmo assim  foi DENUNCIADO de estar fazendo boca de urna na minha própria casa, fato inverídico e que pode ser comprovado pelo conhecido guarda municipal Val Gambá, Miltom que encontravam comigo no momento.
Fiquei nervoso diante da falsa acusação, onde nada foi confirmado, mesmo assim pessoas aproveitaram da situação para espalharem que eu fui impugnado pela Juíza e que não poderia ser mais candidato... não acredito que esse fato foi predominante na minha reeleição, mas que houve prejuízo, não resta duvida.
Estou na primeira suplência da coligação que apoiavam o prefeito  e em sétimo lugar entre todos os 43 candidatos. Esse feito para mim é motivo de orgulho, não ganhar foi apenas uma questão de detalhes, mesmo porque o "gasto" de alguns foram muitos e eu não tinha como competir com esse montante  financeiro.
Mas agora não adianta chorar o leite derramado, agora é sacudir a poeira  da a volta por cima e um até breve.

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

O Blá, blá bá politico das esquinas... QUEM VAI OCUPAR OS CARGOS NA PREFEITURA?

A conversa politica nas esquinas e bares sempre são relacionadas a politicas e quase toda hora chega uma ao meus ouvidos...dizem ai que o futuro vice-prefeito e a prefeita já estão brigando, o vice que cargos e a presidência da câmara para sua esposa Ernilha , fato  esse que tem motivado discórdia entre ambos. Alguns Cargos já estão sendo  falados, dizem que o tesoireiro da prefeitura  será Benite, o assessor jurídico Siro, o secretario de esporte Suza ou Hebert , o secretario de administração Dr. Jesinho, a secretaria de Ação Social a filha de prefeita Sandy, a medica titular do hospital a filha de Zé Tupete,  Doutora Vanessa, e a diretora do hospital Marlene de Peta. Como tudo isso ainda e conversa de esquina e botequim, vamos esperar a pose da prefeita e ela definir os cargos, os curiosos aguardem ate 1°de janeiro

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

GANHAR E PERDER (Paquetá)

Ganhar ou perder faz parte da vida de todos nós, muitos crê  no poder absoluto absoluto, vejo nas condições limitadas que nos regem, sinal de sabedoria. Compreendermos que nossa maneira de pensar não é unica nem a melhor e que nem sempre estamos certos, isso é sinal de humildade. Altos e baixos, vitória e derrotas, faz parte...
Maiquinique vive um momento difícil, desemprego e tatas outras dificuldades fazem parte de uma lista onde a nova prefeita vai ter que ter sabedoria e humildade para conviver com esse desafio que estar por vir. Muitos que por ai andam mandando os outros tomarem Paquetá e comorando uma vitória, tenha cuidado com a ressaca pois pode levar tempo para curar, tempo para recuperar, ou então vão continuar bebendo sem saber que os problemas de nossa cidade não concentra só na pessoalidade de não gostar de determinada pessoa, penso que todos  nós  que moramos aqui e gostamos de nossa cidade temos que da nossa contribuição para um Maiquinique melhor.Caso não pense assim tome Paquetá...

terça-feira, 9 de outubro de 2012

Eleições de Maiquinique

O processo politico de escolha do futuro prefeito de Maiquinique teve no minimo fatos inusitados, quando muitos apostavam na vitoria do atual prefeito, dando até 1000 votos de frente, outros acreditavam que a candidata Dona Menininha ganharia... confesso que inicialmente também compartilhava desse mesmo pensamento, não com essa frente de mil votos, mas acreditei na vitoria do atual prefeito até os últimos 15 dias 
Nesse últimos dias a minha confiança já não era a mesma, os movimentos e minhas visitas as casas me mostrava uma realidade diferente, mesmo assim imaginei que o povoado de Pouso Alegre teria uma votação expressiva e que tiraria qualquer vantagem da candidata aqui na cidade, fato que não veio a concretizar. Penso que o exercício da democracia foi feito e o povo escolheu o que achou melhor para Maiquinique, eu como cidadão dessa cidade torço para que os escolhidos façam um bom trabalho... em relação a mim, alguns fatores contribuíram para esse merecido descanso politico, o ruim não é perder, é para quem você perde, e alguns vereadores eleito tiveram menos voto do que eu, apesar de que a coligação da esse direto aos eleitos. As pesquisa indicavam eu e a vereadora Carmélia como os vereadores em exercício com mais chance de reeleger,  chegamos a ficar entre os primeiros colocados, além do cometário de rua onde muitos acreditavam na minha reeleição, fato que  não veio acontecer, mas a vida continua e mesmo não estando no cargo de vereador a partir do dia primeiro de janeiro, me coloco a disposição da comunidade.
Aproveito para agradecer a todos os que votaram e confiaram em mim e relembrar que sou amigo de todos e todos são meus amigos, VALEU quem apertou o 20000 mil, agradeço de coração e faço lembrar que ACIMA DE TUDO E DE TODOS SÓ DEUS.