Postagens populares

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Nossa Cidade...



Maiquinique




Maiquinique é um município brasileiro do estado da Bahia. Sua população estimada em 2004 era de 7.066 habitantes. Tem como principal função econômica a pecuária,agricultura de subsistência, e industrias (Azaleia e Grafit).
O município de Maiquinique, com área de 404 Km2, localizado ao sudoeste da Bahia e ao Nordeste do Brasil, fica a 660 km de Salvador e tem uma população de 8.848 habitantes, com um clima quente e úmido, a sua economia se destaca na pecuária, gado de corte e possui um pólo de extração de minério, o grafite.
A palavra indígena Maiquinique, significa Rio de Peixes Pequenos .

História




Maiquinique foi fundada em 20 de Janeiro de 1935 por Francisco Martins, originando-se da propriedade de Permínio Melo Flores, onde havia um armazém e uma hospedaria que abrigava os viajantes, tropeiros e boiadeiros.
Esta propriedade foi vendida ao Sr. Aleixo Pereira Passos, que doou quatro alqueiros a Francisco Martins, que incentivou a criação de um pequeno povoado cujo nome, Maiquinique é devido ao rio que banha a região.
No local de Maiquinique, só havia uma velha estrada, onde as pessoas sempre passavam, onde os boiadeiros conduziam a boiada.
Perminio Melo e família moravam na beira da estrada, onde havia uma casa e um barracão que hospedava os viajantes. Havia também uma venda e uma lojinha. Francisco Martins queria formar um povoado ou uma cidade. Reuniram alguns homens e fizeram um mutirão e uma abertura.
Como naquele tempo não havia recursos para fazer tijolos e o cimento era difícil, ergueram suas casas com parede de enchimento e cobertura de palha. As primeiras casas que foram feitas estão localizadas onde hoje é a Praça Lomanto Jr. (a primeira feira livre funcionava no mesmo local). Havia barracas e era pouco o movimento. Devido a tudo isso, perceberam que Maiquinique se tornaria um povoado e logo queriam registrá-lo; um ano depois, no ano de 1936, fizeram a escritura no município de Macaraní e registraram na prefeitura.
Maiquinique ficou sendo povoado pertencente ao município de Macaraní. Entre os anos de 1940 e 1950, já havia varias casas. As primeiras ruas foram em torno da Praça Lomanto Jr. a Rua Francisco Martins, Rua Tertulino Silveira Lima, Rua 7 de Setembro, Rua 16 de Julho e a Rua Ruy Barbosa. No desenrolar do povoado, queriam emancipar o povoado e assim, os moradores do local queriam ver logo o resultado, Maiquinique sendo uma cidade livre, e independente. Em 1953 deixa de ser povoado e passa a ser distrito.
Maiquinique veio a ser emancipada após 27 anos de sua fundação, em 16 de Julho de 1962 pelo decreto do ex-governador, Juracy Magalhães, elevando Maiquinique a categoria de município, criado com território desmembrado de Macaraní, por força da Lei Estadual, de 16.07.1961, com denominação de Maiquinique.
O primeiro prefeito de Maiquinique, foi Luiz Rodrigues Silva, no mandato de 1° de Janeiro de 1963 à 31 de Dezembro de 1966. O qual era vereador do município de Macaraní, quando Maiquinique ainda era distrito da mesma.
O segundo Prefeito de Maiquinique, foi Nelson José de Oliveira, que administrou de 1967 à 1970.
O terceiro prefeito de Maiquinique, foi Nataniel Souza Silveira, administrou com mandato de 2 anos, de 1° de Janeiro de 1971 a 31 de Dezembro de 1972.
O quarto prefeito foi Claudionor Coelho dos Santos, com mandato de 4 anos, que administrou de 1973 à 1976.
O quinto prefeito foi novamente Nataniel Souza Silveira, no seu segundo mandato, no período de 1977 à 1982. Considerado o prefeito que mais trabalhou em benefício da cidade realizou diversas obras.
O sexto prefeito foi Nemésio Meira Júnior, com mandato de 4 anos, de 1983 à 1988.
O sétimo prefeito foi José Francisco de Lacerda, que administrou de 1989 à 1992.
O oitavo prefeito foi novamente Nemésio Meira Júnior, que administrou pelo segundo mandato, de 1993 à 1996.
O nono prefeito foi novamente José Francisco de Lacerda, pelo seu segundo mandato o qual administrou de 1997 à 2000.
O décimo prefeito foi Dernilson de Souza Porto, que administrou de 1° de janeiro de 2001 e afastou-se, por problemas de saúde, em 25 de Maio do mesmo ano, quando assumiu o vice- prefeito, Wilian Faria Valadão. Depois de 3 meses, o prefeito Dernilson voltou a administrar o município, continuando com problemas de saúde, e renunciou definitivamente do cargo de prefeito em 14 de novembro de 2001, assumindo então definitivamente Wilian Faria Valadão como prefeito, depois de alguns meses a frente da prefeitura de Maiquinique, em viagem de visita a sua família em São Paulo, foi assassinado com dois tiros a queima roupa o então prefeito Wilian Faria Valadão, no dia 23 de março de 2002, veio assumir a prefeitura o presidente da Câmara, Nivaldo Sousa Guimarães, em 25 de março de 2002, onde ficou 90 dias como prefeito interino, até que fossem realizadas novas eleições,o qual disputou as eleições e venceu seu concorrente Nemésio Meira Júnior.
O décimo primeiro prefeito foi Nivaldo de Sousa Guimarães, no período de 16 de julho de 2002 a 31 de Dezembro de 2004.
O décimo segundo foi novamente, pela terceira vez, Nemésio Meira Júnior, que administrou de 1° de janeiro de 2005 a 31 de Dezembro de 2008.
O décimo terceiro prefeito foi Jesulino de Souza Porto, no mandato de 1° de Janeiro de 2009 até a atualidade.

Dados importantes




  • A primeira casa constreída: Foi por um senhor conhecido na época como Henrique Queixada de Teiú.
  • Primeiro professor: Foi o Sr. Avelar.
  • Primeiropolicial: Foi o PM conhecido como Batista.
  • Primeiro médico: Foi o Dr. Wilson Viera Dantas.
  • Primeiro carro: Foi um JEEP DKV VEMAG do senhor Augusto Fagundes.
  • A primeira rua: Foi a Tertulino Silveira Lima , antes chamada Sangra Galo, nome este colocado pelo Sr. João Arantes, morador da rua na época.
  • Primeira escola: Foi o Grupo Escolar Eurico Gaspar Dutra, em 1948.
A Escola Nelson José de Oliveira foi construída em 18.10.1970 inicialmente localizada na antiga Praça da Bandeira ,hoje Praça Wilian Faria Valadão, e depois transferida para o Bairro Bela Vista.
A Escola Infantil Magda Vieira Dantas, foi construída em 1976, e reconstruída com nome de Creche Lar da Esperança em 30 de Setembro de 1990. O Centro Educacional Municipal Nataniel Souza Silveira foi construído em 1981. A Escola Laura Rocha foi construída em 1998.
A primeira igreja: Foi a Igreja Batista na Rua 7 de Setembro, n° 10, em 13.10.1943. A igreja Católica passou a ser Paróquia em 1963.
A estrada Maiquinique à Mangerona foi construída em 1968 e a energia elétrica veio em 1969.
A primeira agência bancária: Foi o Banco Real em 1976.Depois veio o Banco Baneb em 20.06.1981 e atualmente funciona o Banco do Bradesco.
A Fundação Laura Rocha, primeira instituição de apoio a comunidade carente foi fundada em 2007.
A Embasa foi construída em 1976. A empresa Leite Gloria hoje (Valedourado) chegou em Maiquinique em 1974. A Empresa de calçados Azaleia chegou em 20.09.1998.
A energia elétrica para o distrito de Pouso Alegre pertencente à Maiquinique veio em 1981.

4 comentários:

  1. Nossa que história bacana,muito legal mesmo...
    O Blog tá a mil.
    Funcionando muito bem!!!
    PARABÉNS

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante Lú.
    Parabéns pelo trabalho.

    ResponderExcluir
  3. RESTANDO UM ANO PARA COMPLETAR MEIO SÉCULO HOJE NO SEU 49º ANIVERSÁRIO MAIQUINIQUE RECEBE MAIS UM PRESENTE DE JESULINO PORTO, O MAIS RECENTE ESCÂNDALO SOBRE SUA PÉSSIMA ADMINISTRAÇÃO AGORA NA ÁREA DA SAÚDE, MAS NÃO É SOBRE PRESENTE QUE QUERO FALAR É SOBRE O PASSADO, MAIS PRECISAMENTE SOBRE A SEMANA EM QUE RECAI A DATA DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA DA CIDADE, A SEMANA CULTURAL, UM DOS MELHORES EVENTOS DA REGIÃO. ARRECADAÇÃO FILANTRÓPICA DE ALIMENTOS NÃO PERECÍVEIS, FORMAÇÃO DE GRUPOS E PEÇAS TEATRAIS, ESTUDOS FOLCLÓRICOS ENFOCANDO AS TRADIÇÕES LOCAIS E UMA GINCANA EMOCIONANTE ESTAVAM ENTRE AS DIVERSAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS DURANTE ESSE EVENTO QUE ALÉM DE PROMOVER O MUNICÍPIO E GERAR RENDA REUNIA A JUVENTUDE MAIQUINIQUENSE EM ATOS SÓCIO-CUTURAIS, EDUCACIONAIS E FILANTRÓPICOS POIS DISTRIBUIA OS ALIMENTOS ARRECADADOS APÓS A GINCANA. ERA UMA ÉPOCA EM QUE OS JOVENS ERAM FELIZES E NÃO SABIAM, SEU FIM FOI UM DOS MUITOS FRACASSOS QUE SOFREMOS AO LONGO DESSES ANOS FRUTO DAS MÁS ADMINISTRAÇÕES MUNICIPAIS, ERAM JOVENS E ADULTOS CELEBRANDO A VIDA, CELEBRANDO O ANIVERSÁRIO DE NOSSA QUERIDA CIDADE, ISSO TAMBÉMFOI TIRADO DE NÓS.
    O FIM DA SEMANA CULTURAL FOI UM DOS PRESENTES DAS MÁS ADMINISTRAÇÕES A MAIQUINIQUE, QUAL SERÁ O SEU?

    ResponderExcluir
  4. Como coloquei anteriormente, não acho interessante para o blog que eu faça comentários de outros comentários, mesmo por que cada pessoa tem sua opinião e eu respeito, mas levando em conta minha limitação em entender o questionamento (QUAL SERÁ O SEU?) resolvi tentar responder, se o questionamento refere à Semana Cultural... Comungo da mesma opinião meu caro, mas se o questionamento refere ao meu futuro, confesso que não tenho bola de cristal, mas tenho muita fé em DEUS e tenho certeza que ele tem um propósito na minha vida. Um forte abraço.

    ResponderExcluir